Eu vou citar aqui os meus serviços online preferidos, que realmente funcionaram comigo, com uma interface simples e intuitiva ou que tem um algo mais que o diferencie dos outros. (desconsiderei os sites de relacionamento já que uma coisa só pode ser boa se ela é útil e num site de relacionamento se seus colegas não utilizam ele não é útil, logo você nada mais é do que um peixe num cardume e os sites de correio eletrônico que são uma coisa mais conceitual, semelhante a falar de time)
Mensageiro Instantâneo-
(não coloquei os que só podem acessar um tipo de conta)
Os melhores são o Meebo e o Ebuddy, o Ebuddy é mais parecido com o MSN, tem suas diferenças, mas é basicamente uma imitação de seus elementos, isso pode ser uma vantagem ou uma desvantagem, depende do usuário, outra vantagem é que é só botar lá o e-mail, no mesmo espaço, independente de ser hotmail, gmail ou yahoo!, que ele mesmo reconhece, além dele ter uma compatibilidade bem grande (além dos mais usados citados anteriormente temos o Aim, ICQ, Myspace e Facebook). Já o Meebo tem seu jeito próprio, uma interface intuitiva, bonita, e própria, não dá aquela sensação de “eu já vi isso antes” como no ebuddy. Mas o que realmente o difere de outros serviços equivalentes é quando você se cadastra no site mesmo, o cadastro é fácil, bem mais fácil que no ebuddy, e ainda tem a vantagem de usar simultaneamente várias contas, ótimo para quem tem contas no yahoo!, gmail, hotmail e outros. Nele você pode falar com um contato seu no MSN e depois com outro no Gtalk, além de poder mudar o layout. Sua desvantagem é que não tem o ‘chamar atenção’ (mal de parkson/terremoto).
Jogos-
Depende, de certa forma, de sua ‘perícia’ em inglês. Temos o Kongregate e oFliperama. O Kongregate é bom, pois a criação de conta no mesmo dá vantagens excepcionais, as mesmas que o tornam tão único, e o meu site de jogos online favorito. Ele dá o direito de você “upar” o seu jogo em ‘flash’, falar no chat enquanto joga (o chat é em português), adicionar jogos favoritos e ganhar level, dependendo da medalha (recorde) conseguida (batido). Ele tem muitos jogos, e muitos jogos bons. A desvantagem é que é em inglês. O Fliperama, no entanto, é em português e, além dos jogos online, tem downloads, artigos e dicas. Entretanto não tem todas aquelas mordomias do Kong.
Música-
Os meus favoritos (não necessariamente os melhores, talvez até sejam mas não é o que quero ressaltar) são o Goear e o Radios.com. Eles são bem diferentes mas bem interessantes. No Goear dá para procurar todo tipo de música inclusa musicas brasileiras, apesar do site ser gringo. As músicas fluem relativamente bem, e depois do cem por cento sempre que ouvi-lá ela não vai parar, é como se já tivesse baixado-a, diferente do que vemos nos vídeos do Youtube. Falando em Youtube a interface deles são bem semelhantes. Tem a opção de rádios, tais rádios são divididas por categoria, por exemplo: jazz. Apesar de estar em fase beta a opção de rádio é bacana, apesar de não fluir tão bem. No Radios.com só dá para ouvir rádios, sejam elas onlines mesmo ou rádios “de verdade”. Não é tão organizado, porém é em português e flui de maneira inacreditável. É sério, é raro cair o buffer.
Notícias-
Os melhores na minha opinião são o Linkk e o Google News. O Google News aglomera e organiza as informações dos principais portais e jornais online do país em questão (tem uma versão para o Brasil), o que é bem útil, para quem quer ver as notícias mais recentes, e, inclusive, ele se atualiza em tempo real, e por default (padrão) ele mostra as notícias mais recentes, mas há uma opção de mostrar as mais populares o que o aproxima mais do seu concorrente, o Linkk. O problema dele é ele é meio chato, pois não é muito ‘interagível’ e nem sempre mostra uma notícia interessante. Já o Linkk, que é bem parecido com o Digg, mostra, por default, as notícias mais populares, votadas não por usuários de outros sites como no Google News, e sim seus próprios usuários. E não só os votos são feitos pelo usuário, o próprio artigo com a notícia é feito pelo usuário. Ou seja, ele se foca na interação e em mostrar o que é interessante para o usuário. O problema é que as notícias são meio atrasadas, pois em 1º lugar, são mostrados mais no começo os mais populares e não os mais novos, e em 2º lugar pois os usuário tem que ver a informação para depois elaborar sua opinião e aí fazer o seus artigo. A, e tá aí outro ponto não muito bom, as notícias não são necessariamente notícias e sim a opinião do usuário que escreveu sobre a notícia, logo completamente parcial. Eles são para momentos, ocasiões diferentes, o Linkk mostra o que lhe interessa, o que você gosta e, supostamente, o que você quer ler, já o Google News mostra o que tem de mais novo, e muitas vezes você não quer ler o que você gosta mas sim as novidades.
Planilha Eletronica-
Eu prefiro o Google Docs e o Zoho. O interessante dos serviços da Google é que uma conta já nos concede login em todos os seus serviços. E se você usa muito tais serviços é interessante pois se você se logar no Orkut, você tá logado no Google Docs, no Gmail, no You Tube e nos outros serviços desta empresa, desta maneira poupando tempo pois não tem que colocar o seus e-mail e senha o tempo todo. O Google Docs, assim como todos os serviços da empresa, é de bastante qualidade e muito organizado, porém, como tem a premissa de ser prático, ele é bem simples, simples em demasia até. Por tanto é bom usá-lo como ultimo recurso, tipo, te dá uma ataque de criatividade no meio da rua e tu vai numa Lan, então tu vais no Google Docs e escreve lá. Já o Zoho, apesar de mais lento, é mais completo também, tanto na quantidade de seus aplicativos para o trabalho quanto na quantidade de recursos deles. Sua interface é meio que uma fusão (ao menos o Writer) do Google Docs e o Microsoft Word 2007. Ele também aceita login de usuário do Google e do Yahoo!, entre outros. Assim como ocorreu em relação as notícias cada um tem sua ocasião, o Docs é para ultima hora já o Zoho é pra quem realmente quer trabalhar online, por ser mais completo, apesar do que, este artigo foi escrito inicialmente no Google Docs, e eu não vejo problema nele. Ainda assim ressalto que um pacote de escritório instalado no seu computador é, em minha opinião, essencial, o que tira um pouco a utilidade do Zoho…
Há determinados serviços que meio que não tem concorrentes, ao menos não à altura, mas que são plenamente recomendáveis.
- O Google Translate, que tem traduções ótimas, para palavras isoladas, com diversos significados e a opção de pronuncia, tendo a escolha de língua de entrada (o que vai traduzir) e língua de saída (pra quê vai traduzir) de forma separada, diferentemente do Babel Fish onde além desse infeliz detalhe tem uma tradução bem indecente. Apesar de tudo isso a Google Translate traduz porcamente textos, principalmente por até agora não descobriu-se ferramenta melhor para a tradução de textos de maneira coerente do que o próprio ser humano (essa é a hora que todos falam: Ah meu Deus! Sério?!), mas whatever.
- Quanto à hospedagem e download não há quem bata o 4 shared. Você pode fazer vários downloads simultâneos, criar e gerenciar uma conta é muito fácil, o layout é configurável, a interface em si é agradável, o download é seguro e dá pra ouvir a música antes de baixar… Pausa para admirar a inteligência dos criadores dessa desgraça… Além de tudo isso a Google comprou ele recentemente, e agora eu fico pesando, se eles quiserem dominar o Mundo eles dominam, basta eles quererem… É foda isso!
- Google Reader é muito útil, em suma para viciados em ler blogs like me. Eu, particularmente, gosto de ler uma penga de blogs e é meio complicado acessar milhares de links pra checar se tem coisa nova, aí é que entra o Google Reader. É só colocar lá adicionar inscrição e por o link do blog e tá lá. Todo dia tu acessa e ele te diz o que tem de novo e você não perde seu tempo vendo se tem coisa nova nem abrindo um monte de links, e tudo isso de maneira muito fácil e com uma interface extremamente amigável que é típica da Google.
- Não tem nada, ao menos para o Brasil, equivalente ao Youtube. Você encontra de tudo, pornografia, coisas didáticas, trechos de programas, filmes compilados, tops 10, trailers, vídeos cool, clips e o que tem mais, vídeos engraçados. E o bom é que tem vídeo que não acaba mais, porém, é isso que gera o lado ruim, tem tanto vídeo que se você fizer uma pesquisa random no Youtube daqui pra você achar algo que presta você já desistiu. Você só vai achar vídeo legal no Youtube quando alguém lhe indicar, nunca vai ser um site que agente acessa todo dia, ao menos não se você não for louco ou falar com amigos muito viciados todos os dias, pois você vai ficar dependendo dos outros para ver coisas assistíveis. Mas é inegável que o Youtube gerou vídeos muito legais os quais não existiriam se ele não existisse.
0 comentários:
Postar um comentário